segunda-feira, 16 de abril de 2012

Amizade masculina


Quando pensamos na extensão da palavra amizade, encontramos muitas outras palavras embrenhadas nela. Um corpo cheio de braços que ligam a outros, e que ligam a outros, e outros, e...

Com o passar do tempo, esses braços ganham musculatura e se fixam de tal forma que você simplesmente não consegue imaginar sua vida sem. Você não consegue imaginar, por exemplo, como seria se perdesse aquele abraço apertado nos momentos que você mais precisa de contato humano. Abraços inteiros e de entrega total, que só amigos sabem dar, e só amigos homens passam o conforto na dose certa. Você não consegue imaginar como seria aqueles domingos a tarde de diversão onde você é considerada como mais um menino do grupo, zoada e aborrecida. Os sábados a noite onde você pode beber e falar besteira sem perigo de alguém se aproveitar desse momento de vulnerabilidade. As confidências sobre sua vida pessoal e as piadinhas que você tem que aguentar sobre isso. As mensagens durante o dia, os apelidos carinhosos, as cantadas que você dá e que não precisa se preocupar se serão levadas a sério, pois você sabe que não. A sinceridade com que eles falam com você, sobre suas qualidades e defeitos. E você tem o benefício de saber que tudo aquilo é verdade, porque eles não mentem para as amigas como mentem para as mulheres. Amigas nem são mulheres pra eles.

Você sempre se sente especial também. Especialmente se for a única amiga entre vários amigos. Você é a diferente, a protegida, a paparicada. Eles brincam e brincam, mas se precisarem te defender, fazem isso com unhas e dentes. Eles conhecem a sua essência, sabem dizer o perfil do cara que combina com você e o que não combina, porque eles reconhecem os perfis deles também. Amigos homens têm o mesmo benefício dos namorados... sem a parte sexual. Você não precisa de um namorado, então, para não se sentir sozinha. Eles são os companheiros perfeitos.

É por isso que dois pontos são importantes quando analisamos o relacionamento entre amigos. Primeiro, eles são, realmente, os melhores candidatos a conquistar seu coração. É fácil, quando você vê, já tomaram conta. Principalmente se você tem certo receio de se envolver com pessoas que não conhece muito bem. Se o que você busca é estar com alguém que ame você pelo que você é, que preze as qualidades suas que vão além do que você é fisicamente. Namorados precisam ser amigos; amigos são os melhores namorados.
E segundo, isso te frustra. O risco é maior. Você se apaixonar por um amigo está botando em risco sua amizade. Porque você pode não ser correspondida, e aí? Isso irá atrapalhar seu relacionamento? Você vai conseguir falar da sua vida pessoal de novo tranquilamente? Você não confundirá as cantadas de mentira, os olhares, os sorrisos?

E quando a situação é reversa? E quando um amigo se apaixona por você? Chega a ser frustrante. Você não queria confundir. Quando a culpa é sua, você que se apaixona, é você quem controla até que ponto você vai. Você quem controla o que vai fazer com isso. Quando não é, fica pior. Você não sabe o que fazer.

Pra ser franca, eu detesto esse tipo de situação. Porque você perde tudo aquilo que você mais prezava. Você perde a confiança, a espontaneidade. Você tem medo de sorrir, de tocar, de abraçar, de olhar demais, de falar demais, de se deixar confundir. Você se sente pressionada, controlada. Você se questiona se estão sendo tão legais com você porque são seus amigos, ou porque esperam algo em troca. Você fica insegura, desconfiada.

Isso é terrível.

Se vai a confiança, se vai a amizade. E você se questiona se vai ser sempre assim. Se você sempre vai ter que controlar seus sorrisos para não causar a impressão errada, se vai ter sempre que se policiar; não ser você mesma. E é pior quando a pessoa não aceita que você não quer. Apenas a amizade, onde está? Não dá pra ser como era antes? Não dá pra voltar atrás? Pular isso tudo e fingir que nada aconteceu? Você quer os toques, os sorrisos, as conversas, sem a malícia. Você quer tudo de volta, mas você não quer ser usada. Você não quer as segundas intenções. Isso te machuca. Homens já te usaram, mas seus amigos são seus amigos. Eles também??

Você entende porque você já passou por isso. Você passa por isso. Você tem aqueles amigos que mexem com você, que tocam seu coração de uma forma mais profunda. E você tem medo. Você sempre teve medo. Medo de magoar quem gosta de você, medo de magoar quem não gosta desse jeito e não queria que você gostasse, porque vai que eles pensam como você? Você tem medo de abrir demais seu coração para uma pessoa que não quer que você a veja com outros olhos. Você tem medo de que façam o mesmo com você. Você tem medo disso, e medo daquilo.

E se você desperta sentimentos que não vai retribuir, e se alimenta sentimentos que não serão retribuídos, você está causando mais inconveniência do que seria esperado. As pessoas podem se afastar de você, porque já têm problemas demais na vida delas.

E você tem medo de, no fim, ficar sozinha.

Nenhum comentário: